O segredo do sucesso
Arnoldo Machado
Palestrante ativacionalQuando eu era pequenininho, não fui agraciado com a beleza - como sou agora - e essa ausência do fundamental, segundo Vinicius de Moraes, foi muito ruim e muito boa ao mesmo tempo. Logo explico. Antes, lembro da vez que queria namorar uma menina, quase um clichê de filme: ela, a mais bonita da escola; eu... bem, vocês já entenderam. Então, ela foi categórica expondo toda minha pequenez do belíssimo. Aquilo mexeu relutantemente com minha vida separando-a em antes e depois do evento, pois decidi ser o mais aplicado da sala de aula e acabou que virei um dos mais geniais da escola.
E é aqui que nosso texto começa, quando você, amado (a) leitor (a), entende que sua leitura não é sobre vangloria e sim sobre decisão. Esta que muda destinos, divide momentos, ativa um novo amanhã.
A cultura oriental, mais exatamente a judaica-cristã, ensina, por meio das Escrituras Sagradas que, assim como pensamos, seremos. O mestre do tempo, Jesus Cristo, disse que nossas bocas falam do lotam nossos corações; e o homem mais sábio da história disse que a vida e a morte estão no poder da língua. Ou seja, nessas e noutras tantas falas, o Sagrado afirma do poder que temos dentro de nós. Poucos sabem, todavia, muitos saberão a partir desse texto.
VOCÊ PODE CHEGAR ONDE QUISER
E isso não é clichê para motivar sua segunda-feira de manhã. Isso é algo para ativar na sua mente e mudar seu futuro. Se você viver profetizando que não pode, não sabe, não consegue? parabéns, você estará certo. Porém, o contrário também é verdade! Se você determinar que passará naquela prova, naquele concurso, naquela vaga - nada acontecerá magicamente - e sim, você fará o sacrifício necessário para chegar nesse objetivo.
Já ouvi uma pergunta linda seguido de uma resposta inesquecível:
Será que haverá um novo Steve Jobs (o fundador da Apple)? Resposta: com certeza, se houver uma mãe como a do Steve!
Ou seja, uma mãe que incentive e ative boas decisões em seus filhos. Porque o poder está todo dentro de nós. Para o bem e para o mal. Sugestão: escolha o melhor.
E, por fim, quando disse, lá na primeira frase que agora sou bonito, não foi um autoelogio barato e infundado, foi a escolha que fiz de não me deixar levar pela aparência e assim, consequentemente, perder as oportunidades da vida por achar que sou menos que alguém por causa dela. E isso vale para toda vida, todas áreas, todos os momentos. Não aceito mais a mente de perdedor. Eu nasci para vencer, eu nasci para dar certo. Faça o mesmo e revolucione seus futuros dias.
Gratidão: um hábito que estreita laços
Suseli Santos
PsicólogaVocê se considera uma pessoa grata? Este assunto está "super na moda". Entretanto, será que ele realmente faz sentido para você?
Você realmente sabe o significado da palavra gratidão? E quais sentidos e sentimentos ela nos desperta? Gratidão, no dicionário, significa sentimento de graça experimentado por uma pessoa em relação a alguém ou qualquer que seja a forma de reconhecimento. Mesmo as pessoas sendo capazes de apreciar alguns momentos com otimismo, nem todas praticam a gratidão frequentemente, muitas vezes, necessitando de um lembrete ou uma sacudida para exercê-la.
Após vários estudos sobre o tema, vale destacar, que esse sentimento tem uma poderosa aliada: a gentileza. Ser grato é mais do que estreitar laços. Hábitos bons são benéficos tanto para quem dá quanto para quem recebe. A gratidão recompensa a generosidade e mantém o ciclo de comportamento social saudável. Ao praticar a boa ação, o indivíduo conecta-se com o sentimento de colaboração e tende a ficar mais satisfeito, fortalecendo a ideia de que é um ser humano generoso. Ao ser grato, ele estimula boas conexões com os outros e, automaticamente, vem o desejo de repetir a prática.
Para a psicologia positiva, a gratidão está fortemente e associada a uma felicidade maior, favorece a empatia, a generosidade e a compaixão. O ato de agradecer fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar físico e emocional, aumenta a resiliência, reduz o estresse. É a forma de reconhecer a existência das coisas boas da vida. Afirmando que ser grato envolve contemplar a bondade do mundo.
Estamos vivendo momentos difíceis com a pandemia da Covid-19. Possivelmente se te perguntar pelo que você é grato agora, várias conclusões virão a sua mente, como família, amigos, saúde, etc. Podem ser vários motivos, grandes ou pequenos, apesar disso, pensar sobre eles ajuda, porque, nas crises, nos lembramos do que realmente é importante. Desta forma, a gratidão serve como um apoio aos indivíduos na hora de restabelecer o significado da vida após um período conturbado. A gratidão funciona como um sustento.
O bom disso tudo é que não existe um limite para gratidão. Podemos agradecer muito mais do que fazemos habitualmente e sempre haverá mais gratidão disponível. Podemos usufruir desta ilimitada fonte e criar relações mais intensas e profundas com todos do nosso convívio.
Sou grata à minha profissão por me proporcionar mais conhecimentos e permitir dividir minhas experiências com vocês. Gratidão, ao Diário, pela oportunidade. Enfim, gratidão a Deus pela vida.